Viver

Descrição heráldica:

Armas – De ouro, uma ponte de cinco arcos de negro, movente dos flancos, realçada de prata, assente num andado de três faixetas de azul e prata em ponta e acompanhada em chefe de dois sobreiros de verde, frutados de ouro e arrancados de negro.

Coroa mural de cinco torres de prata.

Cistel branco, com as letras a negro “Ponte de Sor”.

Bandeira – Gironada de amarelo e negro, cordões e borlas de ouro e negro. Haste e lança douradas.

Selo – Circular, com as peças do brasão, sem indicação das cores, tudo entre dois círculos concêntricos, onde corre a legenda “Câmara Municipal de Ponte de Sor”.


Logotipo

Memória Descritiva

Ao depararmo-nos com o desafio da criação de uma nova identidade visual para Ponte de Sor, iniciámos este processo com uma pesquisa que nos permite construir um conceito, tanto visual como ideal, assente nos pontos chave deste concelho e nos seus valores.

O símbolo criado para a marca resulta de uma estilização da ponte romana situada sobre a ribeira do rio Sor. Esta escolha é feita não só pelo facto desta ponte atribuir o nome ao concelho e ser o seu “ícone de eleição”, mas também, porque Ponte de Sor representa um ponto de confluência.

Nasceu e desenvolveu-se como local de passagem das quatro rotas, e tem, hoje, o potencial para se assumir como “paragem obrigatória” nessa mesma passagem. Queremos transformar Ponte de Sor de passagem para destino!

Graficamente, a marca apresenta-se como uma imagem diferenciadora, atrativa e de fácil reconhecimento ao olhar. Pretende-se aproveitar e potenciar todo o simbolismo da palavra ponte.

Ponte de Sor é PONTE PARA…

Um dos anéis da ponte é construído através de várias cores, representantes não só dos diversos setores do município, mas também da estilização dos componentes Sol, Céu, Terra e Água.

A tipografia utilizada é escolhida pelo seu traço contemporâneo e forte, capaz de representar fielmente a “Ponte de Sor de Hoje”, sem desvirtuar todo o historial e tradição tão inerentes a esta região.

Ao incluírmos o ano da criação do Município, pretendemos que passe a ideia de um território com história, valor, com longa tradição, com forte personalidade, uma vez que faz vincar, os seus mais de 500 anos.